Que melhor palavra para associar a decoração do que quadros? Acredito que, será rara a casa que não tenha pelo menos um quadro em alguma parede!
Retratos, abstratos, paisagísticos, são muitos os estilos de quadros disponíveis, feitos para agradar a todos os gostos.
Mas, será que o único lugar para eles são só as paredes? Vamos descobrir!
-
Paredes
Não poderia deixar de fazer referência às paredes, pois apesar de ser o local mais óbvio, e comum, para colocar um quadro existem alguns itens a ter em conta.
Sabia que medida ideal para colocar um quadro, desde a base do mesmo até ao chão é de um metro? É esta a altura de referência que deve ter em atenção para este ficar bem enquadrado na parede.
De seguida, tenha em atenção a largura e, lembre-se, deixe sempre no mínimo 20 cm nas laterais. Escolha um estilo de acordo com a decoração já existente, pois, por exemplo, um quadro abstrato não se enquadra muito bem num estilo rústico!
-
Prateleiras
Colocar quadros em prateleiras proporciona um ar elegante à divisão, se é o efeito que pretende.
Hoje, existem no mercado prateleiras próprias para o efeito, e se, um dia se cansar desses quadros, pode sempre substituí-los por outro tipo de decoração. Enquadram-se em qualquer divisão, incluindo em cozinhas e casas de banho.
-
Móveis
Não quer fazer furos nas paredes, e procura outra solução para colocar os seus quadros? É simples, basta colocá-los sobre os móveis!
Uma consola no hall de entrada fica muito bonita com um quadro sobre ele, na vez de um espelho. O mesmo se aplica se tem um aparador na sala de jantar.
Sobre as mesinhas de cabeceira do seu quarto, pode colocar quadros iguais ou idênticos, e ficará com um visual muito elegante.
E no móvel de TV da sala de estar? Pode fazer exatamente o mesmo, caso o móvel seja baixo e tenha muito parede livre, optando por colocar apenas um num dos lados por exemplo.
Escrevi, também, sobre este assunto no texto “Como decorar paredes?”.
A verdade é que não se deve deixar limitar muito no que diz respeito aos quadros, pois estes são sinónimo de arte, e muitas vezes de irreverência.
Que tal pegar num quadro e usá-lo como esse ponto de irreverência, e destaque na sua casa?